Entre as Possibilidades e Limitações do Ensino de Atividades de Aventura: a Realidade da Universidade Estadual de Maringá
Por Rafael Bispo de Araújo (Autor), Silvana dos Santos (Autor), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
Resumo Técnico Científico
A Escola de Aventura é um projeto de extensão, realizado pelo Grupo de Estudos do Lazer (GEL), da Universidade Estadual de Maringá. O projeto oferece vagas para crianças e adolescentes com idade entre 07 a 15 anos para práticas de atividades de aventura. Os conteúdos ministrados são divididos por módulos de 02 meses cada totalizando uma média de 16 aulas. Assim, os conteúdos são oferecidos de forma fracionada, progressiva e gradual, de modo que ao termino de cada módulo o aluno conseguirá praticar à modalidade trabalhada, de forma segura, identificando onde estão e como minimizar os riscos. As modalidades são escolhidas de acordo com a possibilidade dos recursos tanto materiais, quanto físicos e humanos. Também há verificação de interesse das crianças para a modalidade, de forma que o participante da escolinha de aventura possa praticar a modalidade escolhida em seu tempo de lazer. O projeto tem como objetivo principal estimular a prática de atividades de aventura. Para isso, apresentamos conhecimentos sobre tais práticas possibilitando a iniciação de cinco modalidades: skate, escalada, slackline, parkour e corrida de orientação. Para além da iniciação esportiva dessas modalidades, compreender noções básicas de segurança e se tornar gestor de sua própria segurança também fazem parte dos conhecimentos a serem transmitidos. Partindo de um processo de aprendizagem do simples para o complexo, as aulas são planejadas para terem atividades recreativas antes de se chegar à técnica. Para o controle das aulas, são elaborados planos de aulas e semanalmente são feitas reuniões entre os professores e colaboradores, no intuito de debaterem o andamento das aulas e possíveis alterações no método de condução das aulas, bem como adequação das atividades propostas. Os resultados obtidos na Escola de aventura favorecem o desenvolvimento integral dos participantes, ampliando o universo cultural no lazer, bem como evidenciando melhoras nos aspectos força e equilíbrio, pela ampliação das experiências motoras. Ao término de cada módulo espera-se que o aluno tenha conhecimentos necessários à prática das modalidades ofertadas e noção dos riscos previstos em cada modalidade.