Resumo

O presente artigo visa traçar um panorama da produção do conhecimento sobre Judô publicados em periódicos de língua portuguesa. Diante disso, elencaram-se artigos indexados nas seguintes bases de dados: Lilacs e Medline, Scielo e Portal de Periódicos da Capes. Encontraram-se 51 artigos distribuídos no período de 1998 a 2014. As temáticas que mais despertaram interesse nos pesquisadores foram as de Treinamento e Saúde, correspondendo, juntas, a 57,14% da produção total. Apesar do predomínio dos referidos eixos, encontrou-se uma diversidade de abordagens de pesquisas contemplando aspectos psicológicos; sociais, culturais e históricos; iniciação esportiva e categorias de bases; nutricionais; e administração financiamento/políticas públicas. Conclui-se, portanto, que existe um cenário amplo para uma área que pretende se consolidar cientificamente, sendo necessária a crescente de estudos amparados nas demais maneiras de se abordar o esporte, ascendendo essas produções quantitativamente e qualitativamente

Referências

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

______. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.

______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: EdUNESP, 2004.

______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.

______. Homo academicus. Florianópolis: EdUFSC, 2013.

CASTIEL, Luis Davi; SANZ-VALERO, Javier. Entre fetichismo e sobrevivência: o artigo científico é uma mercadoria acadêmica? Cadernos de saúde pública, v. 23, n. 12, p. 3041-3050, 2007.

CASTIEL, Luis David; SANZ-VALERO, Javier; VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto. Das loucuras da razão ao sexo dos anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, v. 16, n.1, p. 1-9, jan./ mar., 2010.

FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. esp. p. 67-81, dez., 2011.

LAZZAROTTI FILHO, Ari e colaboradores. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da educação física/UEM, v. 23, n. 1, p. 1-14, 1. trim., 2012.

MORAES E SILVA, Marcelo e colaboradores. Pós-graduação em educação física: apontamentos sobre o livro “Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física”. Journal of physical education, v. 28, n. 1, e2840, 2017.

MOREIRA, Tatiana Sviesk. Condições para a produção científica sobre modalidades esportivas no Brasil: sociogênese do subcampo acadêmico científico da educação física. 206f. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.

PEREIRA DA SILVA, Junior Vagner; GONÇALVES-SILVA, Luiza Lana; WEY MOREIRA, Wagner. Produtivismo na pós-graduação: nada é tão ruim, que não possa piorar: é chegada a vez dos orientandos! Movimento, v. 20, n. 4, p. 1423-1445, out./ dez., 2014.

PESET, Fernanda e colaboradores. Scientific literature analysis of Judo in Web of Science. Archives of Budo, v. 9, n. 2, p. 81-91, abr., 2013.

RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e pesquisa, v. 44, p. e161579-e161579, 2018.

RIGO, Luis Carlos; RIBEIRO, Gabriela M.; HALLAL, Pedro Curi. Unidade na diversidade: desafios para a educação física no século XXI. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 16, n. 4, p. 339-345, 2011.

ROJO, Jeferson Roberto e colaboradores. A produção do conhecimento sobre políticas públicas para o esporte e lazer no Brasil: uma análise dos pesquisadores e instituições. PODIUM Sport, leisure and tourism review, v. 8, n. 1, p. 128-139, jan./ abr., 2019.

ROSA, Suely; LETA, Jacqueline. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física. Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 1, p. 7-18, jan./ mar., 2011.

SANTOS, Saray Giovana dos. Judô: onde está o caminho suave? Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, v. 8, n. 1, p. 114-119, 2006.

SOUZA, Doralice Lange; MORAES E SILVA, Marcelo; MOREIRA; Sviesk Tatiana. O perfil da produção científica online em português relacionada às modalidades olímpicas e paralímpicas. Movimento, v. 22, n. 4, p. 1105-1120, out./ dez., 2016.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./ abr., 2017.

VAN TULDER, Maurits e colaboradores. Updated method guidelines for systematic reviews in the Cochrane Collaboration Back Review Group. Spine, v. 28, n. 12, p. 1290-1299, 2003.

Acessar