Entre tramas de investigação: (re)conhecendo os grupos de pesquisa do grupo de trabalho temático corpo e cultura do colégio brasileiro de ciências do esporte
Por Alan Camargo Silva (Autor), Dulce Filgueira Almeida (Autor), Tadeu João Ribeiro Baptista (Autor), Cátia Pereira Duarte (Autor).
Parte de 25 anos dos GTTS do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: trajetórias e perspectivas . páginas 140 - 147
Resumo
Criado em 2004/05, o Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (GTTCC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) constitui-se por pesquisadores(as) que elegem o corpo, a corporalidade/corporeidade, mediados por processos culturais, como tema central de suas pesquisas. Com base em distintos referenciais teórico-metodológicos das Ciências Humanas e Sociais, o GTTCC consolida-se, interna e externamente à entidade (SILVA; DUARTE; BAPTISTA, 2022). Na direção de Le Breton (2016), o GTTCC considera que os corpos estão na interface entre o social e o individual, a natureza e a cultura, o fisiológico e o simbólico. Para além das atividades de ensino e extensão, lideradas pelos(as) membros(as) do GTTCC, emergiu a necessidade de o grupo se “(re)conhecer epistemologicamente”, a fim de articular as suas investigações. Os grupos de pesquisa e diálogos construídos em redes cujas tramas são interpostas pelos(as) pesquisadores(as) fortalecem as conexões, afinal concordando-se com Bourdieu (2021), há a tendência dos(as) pesquisadores(as) elegerem e se concentrarem em dados problemas considerados como os mais importantes.