Resumo

Este  estudo  teve  como  objetivo  principal  identificar  os  fatores  afetivo  e  cognitivo  propostos  e  oriundos da escala denominada como Inventário de Envolvimento Pessoal (PII - Personal  Involvement  Inventory),  de  Zaichkowsky  (1985,  1994),  tendo  sido  inicialmente  concebida  para  medir  a  reação  dos  consumidores  à  propaganda.  Zaichkowsky  afirmou  que  sua  escala,  com  características  de  diferencial  semântico  com  dez  itens,  com  respostas  no  formato  Likert,  foi  criada  para  "se  relacionar  com  categorias de produtos e poder ser adaptada a outros domínios”,  neste  contexto ao esporte. Os dois fatores afetivo e cognitivo, revelados pela Análise Fatorial, devem ser  levados  em  consideração  para  determinar  o  envolvimento  dos  adeptos  e  praticantes  de  corrida  rua  na  Cidade  de  São  Paulo.  Utilizou-se  do  software  estatístico  SPSS,  versão  13.0,  para  realizar  a  análise, os resultados apontam que a análise fatorial foi capaz de identificar os dois fatores afetivo e  cognitivo da escala (PII - Personal Involvement Inventory)

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