Envolvimento dos Consumidores Praticantes de Corrida de Rua na Cidade de São Paulo
Por Luiz Silva dos Santos (Autor), Otávio Bandeira de Lamônica Freire (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 2, 2018.
Resumo
Este estudo teve como objetivo principal identificar os fatores afetivo e cognitivo propostos e oriundos da escala denominada como Inventário de Envolvimento Pessoal (PII - Personal Involvement Inventory), de Zaichkowsky (1985, 1994), tendo sido inicialmente concebida para medir a reação dos consumidores à propaganda. Zaichkowsky afirmou que sua escala, com características de diferencial semântico com dez itens, com respostas no formato Likert, foi criada para "se relacionar com categorias de produtos e poder ser adaptada a outros domínios”, neste contexto ao esporte. Os dois fatores afetivo e cognitivo, revelados pela Análise Fatorial, devem ser levados em consideração para determinar o envolvimento dos adeptos e praticantes de corrida rua na Cidade de São Paulo. Utilizou-se do software estatístico SPSS, versão 13.0, para realizar a análise, os resultados apontam que a análise fatorial foi capaz de identificar os dois fatores afetivo e cognitivo da escala (PII - Personal Involvement Inventory)