Epistemologia da Prática: Um Olhar a Partir da Pedagogia do Esporte nas Escolas de Futebol
Por Gabriel Ribeiro Sais (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Sendo a Pedagogia do Esporte uma subárea da Educação Física e vertente da grande área da Pedagogia e rodeada por diferentes epistemologias da prática, as abordagens pedagógicas decorrentes delas, no ensino do esporte, evidenciam um confronto entre paradigmas tradicionais, marcadas pelas teorias do conhecimento racionalistas, e emergentes, que sustentam novas tendências de ensino e são parte do processo de rompimento paradigmático científico. Objetivo: O presente estudo tem o interesse de investigar, caracterizar e analisar as diferentes epistemologias e abordagens pedagógicas praticadas durante o processo de ensino do futebol, bem como verificar a influência das emergentes tendências sobre professores e professoras de iniciação esportiva. Metodologia: Os estudos sobre os dados coletados, via questionário, elaborado por Silva; Leonardo; Scaglia (2021), e reflexões das aulas, a partir de anotações em diário de campo e posterior usufruto da metodologia de Análise de Conteúdo. As bases para a elaboração deste estudo foram reflexões acerca de construções paradigmáticas referenciadas por Edgar Morin (2008; 2018), Fritjof Capra (2012) e Zygmunt Bauman (1998; 1999) e as teorias do conhecimento provenientes destas, bem como discussões a respeito das decorrências nos processos de ensino e na experiência dos alunos. Resultados: observou-se a presença das epistemologias empirista e interacionista, sustentadas por abordagens pedagógicas coerentes e incoerentes com a epistemologia da prática do professor, podendo ser justificadas pelo contexto e formação profissional do professor, bem como sua história de vida. Conclusão: Constatou-se a necessidade de compreender a intencionalidade pedagógica, o processo formativo, a história de vida e as crenças dos professores a fim de conceber a sua identidade profissional e a organização de saberes profissionais que irão balizar a sua prática docente e, portanto, sua epistemologia da prática.