Resumo

Introdução: Sendo a Pedagogia do Esporte uma subárea da Educação Física e vertente da grande área da Pedagogia e rodeada por diferentes epistemologias da prática, as abordagens pedagógicas decorrentes delas, no ensino do esporte, evidenciam um confronto entre paradigmas tradicionais, marcadas pelas teorias do conhecimento racionalistas, e emergentes, que sustentam novas tendências de ensino e são parte do processo de rompimento paradigmático científico. Objetivo: O presente estudo tem o interesse de investigar, caracterizar e analisar as diferentes epistemologias e abordagens pedagógicas praticadas durante o processo de ensino do futebol, bem como verificar a influência das emergentes tendências sobre professores e professoras de iniciação esportiva. Metodologia: Os estudos sobre os dados coletados, via questionário, elaborado por Silva; Leonardo; Scaglia (2021), e reflexões das aulas, a partir de anotações em diário de campo e posterior usufruto da metodologia de Análise de Conteúdo. As bases para a elaboração deste estudo foram reflexões acerca de construções paradigmáticas referenciadas por Edgar Morin (2008; 2018), Fritjof Capra (2012) e Zygmunt Bauman (1998; 1999) e as teorias do conhecimento provenientes destas, bem como discussões a respeito das decorrências nos processos de ensino e na experiência dos alunos. Resultados: observou-se a presença das epistemologias empirista e interacionista, sustentadas por abordagens pedagógicas coerentes e incoerentes com a epistemologia da prática do professor, podendo ser justificadas pelo contexto e formação profissional do professor, bem como sua história de vida. Conclusão: Constatou-se a necessidade de compreender a intencionalidade pedagógica, o processo formativo, a história de vida e as crenças dos professores a fim de conceber a sua identidade profissional e a organização de saberes profissionais que irão balizar a sua prática docente e, portanto, sua epistemologia da prática.

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