Sobre
Prefácio
Aárea da atividade física e saúde se consolidou no Brasil e a participação dos grupos de pesquisa foi muito importante para esse processo. No Nordeste, o Grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS) tem contribuído na produção do conhecimento na área e também na organização de eventos científicos, em particular o Encontro Arapiraquense sobre Atividade Física, Esporte e Saúde (ENCAAFES) que está na sua quarta edição. A partir das últimas edições do ENCAAFES surgiu a ideia deste livro: ESCOLA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência. Uma grande oportunidade de se aprofundar na temática a partir da leitura dos nove capítulos escritos por especialistas de várias regiões do Brasil e dois especialistas internacionais, fundadores da International Physical Literacy Association (IPLA). O livro apresenta a temática com diferentes enfoques para a promoção da atividade física e saúde. É realizada uma análise da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE) com o objetivo de identificar a associação entre o nível de atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes com o tipo de escola e o sexo. Apresenta reflexões histórica e conceitual das escolas promotoras de saúde e aponta possibilidades para a sua implementação. Apresenta a Teoria e prática da Physical Literacy e exemplos de sua utilização.
Sumário
-
Associação do nível de atividade física com o sexo e o tipo de escola em 71.902 adolescentes brasileiros
Por Cayo Vinnycius Pereira Lima José Ywgne Vieira do Nascimento Lucas Mattheus Pereira Lima Bruno Barbosa Giudicelli Paulo Felipe Ribeiro Bandeira Ingrid Kelly Alves dos Santos Pinheiro Kleberton Carlos Silva Magalhães Arnaldo Tenório da Cunha Junior Leonardo Gomes de Oliveira Luz
Página
25 -
Associação do comportamento sedentário com o sexo e o tipo de escola em adolescentes brasileiros
Por Lucas Mattheus Pereira Lima José Ywgne Vieira do Nascimento Cayo Vinnycius Pereira Lima Bruno Barbosa Giudicelli Paulo Felipe Ribeiro Bandeira Ingrid Kelly Alves dos Santos Pinheiro Kleberton Carlos Silva Magalhães Arnaldo Tenório da Cunha Junior Leonardo Gomes de Oliveira Luz
Página
48 -
ESCOLA PROMOTORA DA SAÚDE: passado, presente e futuro para a promoção da saúde na escola
Por Patrícia de Oliveira Bastos Ana Suelen Pedroza Cavalcante Valter Cordeiro Barbosa Filho
Página
66 -
PHYSICAL LITERACY: from theory to practice for teachers of physical education
Por Nigel Green Margaret Whitehead
Página
82 -
MOBILIDADE ATIVA ENTRE ESCOLARES: bases conceituais do Projeto MOTIVE
Por Ricardo Brandão Oliveira Rodolfo Guimarães Silva Ibérico Alves Fontes
Página
102 -
INICIA UFSC: um projeto de iniciação esportiva ancorado na perspectiva do desenvolvimento motor
Por Michele Caroline de Souza Ribas Camila Bressan Fogaça Lara Elena Gomes
Página
118 -
Página
138 -
INTRODUÇÃO DE LIÇÕES FISICAMENTE ATIVAS EM CONTEÚDOS ACADÊMICOS: a experiência do Projeto ERGUER/ Aracaju
Por Luciana Leite Silva Barboza Ellen Caroline Mendes da Silva Heike Schmitz Julian Tejada Danilo Rodrigues Pereira da Silva
Página
153 -
Página
171