Escola, idosos e Educação Física. O que a produção científica revela?
Por Rafael dos Santos Ignácio (Autor), Rosecler Vendruscolo (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 330, 2025.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar estudos que retratam a abordagem do tema do envelhecimento e da velhice no âmbito escolar e na Educação Física escolar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizado no Portal de Periódicos CAPES/MEC e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: escola, idosos, Educação Física e intergeracionalidade. Foram selecionados 8 estudos publicados entre os anos de 2013 e 2022, evidenciando uma produção recente e ainda incipiente sobre a temática. Os trabalhos apresentam caráter interdisciplinar, com maior incidência nas áreas da Saúde -sobretudo Gerontologia, Enfermagem e Psicologia- e contribuições da Pedagogia, Sociologia e Antropologia. Entre os principais eixos temáticos investigados destacam-se: atitude, crenças, representações e práticas sociais sobre a velhice e a pessoa idosa; formação docente e elaboração de materiais pedagógicos; e práticas intergeracionais. Os estudos analisados apontam a persistência de preconceitos em relação à velhice e a necessidade de incluir a educação gerontológica nos currículos escolares, de forma transversal, para promover uma cultura de respeito, valorização e convivência entre gerações. Constatou-se, ainda, a ausência de produções específicas no campo da Educação Física, apesar do potencial da área para articular práticas corporais e reflexões críticas sobre o envelhecimento. Essa lacuna reforça a necessidade de ampliar investigações e aprofundar a discussão a partir do olhar dos professores de Educação Física, contribuindo para uma escola mais inclusiva e consciente diante do envelhecimento populacional.
Referências
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