Escolha Profissional e História de Vida: Uma Análise na Indução na Carreira Docente em Educação Física
Por José Henrique (Autor), Bruno de Oliveira Costa (Autor), Rosineide Cristina de Freitas (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O processo de socialização antecipatória interfere no processo de escolha da profissão, perpassa a formação profissional e extrapola para a prática profissional docente. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o processo de socialização antecipatória de uma professora de educação física em fase de indução profissional, bem como identificar as percepções pessoais sobre a vida na escola. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo estudo de caso. A amostra foi uma professora no primeiro ano de atuação profissional. No insterstício de oito semanas foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas e registros de campo. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. Constatou-se a influência das experiências vividas na educação física escolar enquanto aluna do ensino básico. A prática esportiva e a postura de um antigo professor foram fatores que conscientemente são indicados como relevantes para a escolha da profissão. A família influenciou ao contribuir para ampliar seu senso de autocompetência esportiva. A professora refere os materiais disponíveis, as infraestrutura da escola e o status da educação física como restritivos a sua ação docente.