Resumo

O processo de socialização antecipatória interfere no processo de escolha da profissão, perpassa a formação profissional e extrapola para a prática profissional docente. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o processo de socialização antecipatória de uma professora de educação física em fase de indução profissional, bem como identificar as percepções pessoais sobre a vida na escola. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo estudo de caso. A amostra foi uma professora no primeiro ano de atuação profissional. No insterstício de oito semanas foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas e registros de campo. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. Constatou-se a influência das experiências vividas na educação física escolar enquanto aluna do ensino básico. A prática esportiva e a postura de um antigo professor foram fatores que conscientemente são indicados como relevantes para a escolha da profissão. A família influenciou ao contribuir para ampliar seu senso de autocompetência esportiva. A professora refere os materiais disponíveis, as infraestrutura da escola e o status da educação física como restritivos a sua ação docente.

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