Resumo

O olhar que este estudo dirige tem o propósito de apresentar contribuições teóricometodológicas que aludem para o ensino da Educação Física escolar inclusiva. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma proposta de formação continuada com os professores(as) de Educação Física da rede de ensino municipal de Extremoz, de forma colaborativa sob o objeto de conhecimento: Esporte Adaptado na perspectiva inclusiva. Visou-se, especificamente: a) identificar os conhecimentos prévios dos professores(as) de Educação Física do referido recorte acerca dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física escolar; b) conhecer o que aproxima e afasta os professores(as) da pedagogia dos esportes adaptados nas aulas de Educação Física; e c) analisar as possibilidades do esporte adaptado como objeto de conhecimento curricular nas aulas de Educação Física a partir da formação continuada com professores(as) da rede de ensino municipal de Extremoz-RN. Para tanto, adotamos como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa, classificada como método da pesquisa-ação colaborativa (TRIVIÑOS, 1987; THIOLLENT, 2011; IBIAPINA, 2016), em que os dados foram produzidos a partir das gravações de áudio e vídeo, da composição de um diário de campo e da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Posteriormente, refletiu-se sobre os dados produzidos, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2009; FRANCO, 2018). Ademais, a intervenção formativa com os sujeitos da pesquisa foi estruturada e sistematizada da seguinte forma: a) diagnóstico, levantamento de demandas e das necessidades formativas dos docentes em atuação nas escolas da SMEC de Extremoz-RN, através de formulário digital; b) análise do questionário e planejamento da proposta formativa; c) seis encontros no formato remoto (oficinas pedagógicas) de formação continuada de forma colaborativa sobre o objeto de conhecimento Esporte Adaptado nas aulas de Educação Física na perspectiva inclusiva e d) Tratamento dos resultados obtidos através das gravações das oficinas e interpretação dos dados coletados; além disso, emergiu das discussões sobre novas possibilidades e estratégias de ensino a necessidade de organização de um material pedagógico, no qual denominamos a ação de “Produção de material didático/pedagógico sobre o Esporte Adaptado na perspectiva da Educação Física escolar inclusiva”. A pesquisa evidenciou que as ações da formação docente possibilitaram o encontro de caminhos que suscitam o desejo de mudança e transformação na mediação de propostas pedagógicas, culminando com inquietações relacionadas à aprendizagem e à Educação Física inclusiva. Com isso, o novo olhar surgiu sobre o conceito ampliado de participação e inclusão da pessoa com e sem deficiência, bem como o encorajamento dos professores(as) para inserir o esporte adaptado na escola, enquanto objeto de conhecimento da Educação Física escolar. E ainda, constatamos desafios a serem superados quanto à falta de investimentos em infraestrutura nas unidades escolares da nossa rede de ensino, com vistas a atender as pessoas com deficiência em ambientes com acessibilidade e, por fim, as lacunas existentes referentes à formação docente, inicial e continuada, no sentido de ampliar as discussões sobre a Educação Física inclusiva.

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