Esporte e E-sport, Interfaces Entre os Jogos Olímpicos e as Competições Digitais
Por Gabriel Marcos Antônio Von Ledebur Fernandes (Autor), André Fagundes Pase (Autor), Bruno Lupinacci Von Der Heyde (Autor), Laura Letti (Autor), Santiago Forero Reina (Autor), Luís Henrique Rolim Silva (Autor).
Parte de Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin . páginas 128
Resumo
Nos últimos anos, sobretudo com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o debate sobre as conexões entre os universos das competições tradicionais com aquelas realizadas nos videogames tornou-se mais intenso. Em 2021, Comitê Olímpico Internacional (COI) promoveu a Olympic Games Virtual Series, uma das primeiras competições virtuais com a sua chancela. Diante deste novo momento para o COI, esta pesquisa busca compreender como o legado olímpico será incorporado no contexto das competições esportivas digitais, monitorando as transformações nos cenários competitivos de eSports. Para tanto, a investigação é realizada de maneira multidisciplinar, combinando aspectos do desporto com os game studies por pesquisadores da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos e da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. A análise monitora ações da entidade, de players profissionais e também streamers através de estudos de casos múltiplos. Até o momento atual, foi possível constatar que as competições inovaram ao levar o universo olímpico para um novo contexto, porém o material não recebe o mesmo respaldo das formas tradicionais de competição por parte da principal entidade organizadora.