Esporte Educacional e Deficiência: o Modelo Esportivo Para Esta Interação
Por Afonsa Janaína da Silva (Autor).
Integra
INTRODUÇÃO: A prática do esporte é cada vez mais difundida na sociedade contemporânea, sendo praticada em seus diversos contextos e por seus diferentes personagens em qualquer parte do mundo. O movimento inclusivo traz à tona as necessidades de um público específico, às pessoas com deficiência. As manifestações do esporte no contexto escolar podem ser as únicas alternativas à pessoa com deficiência.
OBJETIVO: Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar o modelo brasileiro de campeonato idealizado para as pessoas com deficiência em fase escolar, buscando compreender as relações pedagógicas que o compõe.
METODOLOGIA: A coleta de dados foi realizada junto ao órgão idealizador do campeonato, foram analisados documentos que compõem a concepção, divulgação e organização do evento, os quais datam de 2006-2007. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo, que possibilita a identificação de significados ocultos no discurso.
RESULTADOS: Os dados levantados demonstraram que o referido campeonato baseiase em um modelo esportivo focado na continuidade do movimento paraolímpico, distanciando-se dos ideais e necessidades do ambiente escolar.
CONCLUSÃO: Um modelo esportivo voltado ao contexto escolar e para as pessoas com deficiência deve ter seus princípios baseados na educação para autonomia e na elevação das potencialidades de seus alunos.