Esporte Educacional e Desenvolvimento Humano: a Perspectiva das Demandas Ambientais na Educação Física Escolar

Por: e .

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


.Resumo

Introdução

Receber o convite de um mestre, Jorge Olímpio Bento, um dos maiores representantes humanistas no campo da pedagogia do esporte, para contribuir na produção de uma obra é extremamente gratificante, assim como desafiador. Sendo assim, faremos o possível para deixar a nossa singela contribuição, pois acreditamos que o esporte educacional associado ao processo de escolarização pode fomentar as virtudes humanas. O eixo norteador para as nossas reflexões foi “cuidar da casa comum: da natureza, da vida, da humanidade”, que remete ao ambiente e à vida contemporânea. A contemporaneidade nos leva a questionar a aparente “desorientação” generalizada que tomou conta do mundo, em uma era que ampliou a noção de fluidez nas relações humanas (BAUMAN, 2001). A noção de “ordem” tem sido contestada em vários âmbitos, incluindo a educação física e as suas relações com o esporte (TANI, 1996). Neste contexto, qual é o papel do esporte na vida de nossos(as) jovens? De que maneira os(as) educadores(as) podem contribuir com essa formação-educação?

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/cuidar-da-casa-comum-da-natureza-da-vida-da-humanidade-oportunidades-e-responsabilidades-do-desporto-e-da-educacao-fisica-vol-1/

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.