Esporte Educacional: Um Levantamento das Publicações Entre os Anos de 2007 e 2017
Por Emily de Almeida Pimenta (Autor), Joana Paula de Barros (Autor), Mariana Harumi Cruz Tsukamoto (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O discurso atual dos profissionais e organizações sobre esporte tem estreitado seu vínculo com valores altruístas, visando promover o desenvolvimento humano e social através de um processo de educação permanente, tanto dos educandos quanto dos educadores. Nesse contexto, o esporte educacional tem se mostrado como uma ferramenta útil, já que sua prática corrobora os valores e objetivos acima citados. Objetivo: O presente trabalho buscou analisar o que tem sido discutido na literatura nacional acerca da temática esporte educacional nos últimos onze anos. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de revistas de origem nacional classificadas pelo sistema QUALIS entre os extratos A1 e B5. Nestas, foram buscados artigos publicados em português entre os anos de 2007 e 2017, que tratassem do tema “esporte” a partir de uma perspectiva educacional. Resultados: Os 95 artigos selecionados foram analisados e organizados de acordo com seu tema central, o que permitiu distribuí-los em oito categorias, sendo elas: projetos sociais esportivos; gestão, legislação e políticas públicas; aspectos didático-pedagógicos; repercussão das práticas; estudos, história e conceitos de esporte; recursos humanos; megaeventos esportivos; e perspectivas dos educandos. Foi possível notar um aumento de publicações a partir de 2012, e uma concentração em assuntos voltados à análise e financiamento de projetos sociais esportivos, e aos instrumentos, práticas e propostas pedagógicas adotadas pelos mesmos. Conclusões: Constatamos um aumento no número de publicações na literatura nacional acerca do esporte educacional, e que a grande maioria dos artigos está vinculada a projetos sociais esportivos específicos. Entretanto, algumas lacunas foram identificadas, especialmente no que se refere à formação profissional para atuar nesse campo, às perspectivas e expectativas dos alunos quanto à participação nas respectivas atividades, e à efetividade dos projetos esportivos dessa natureza. Tais lacunas se configuram, portanto, como possibilidades para futuras pesquisas que possam contribuir com a área acadêmica.