Resumo

O estudo parte da definição proposta por Kunz (2004) que apresenta o esporte a partir de um conceito ampliado, preocupado com os sentidos e significados atribuídos pelos praticantes, com a sua possibilidade de enriquecer a experiência humana. Marques, Almeida, Gutierrez (2008) destacam diferentes manifestações do fenômeno esportivo, afirmando que ele é construído e transformado de forma contínua pela sociedade, e que suas práticas não podem ser fechadas em modelos predefinidos. No contexto escolar, o esporte se apresenta como conteúdo da disciplina Educação Física, mas frequentemente se apresenta inserido nas escolinhas esportivas, nos projetos de contraturno ou nas equipes que representam as escolas em competições esportivas. Quanto a essa última manifestação, Tubino (2010) apresenta o conceito de esporte escolar, aquele praticado por estudantes com algum talento esportivo, sendo baseado nos princípios do desenvolvimento esportivo. Neste cenário, existem as competições entre as escolas, muito populares, mas que recebem críticas por reproduzirem a lógica da seletividade e da competitividade entre os praticantes. Silva, Teixeira, Gomes e Camargos (2018) investigaram a efetividade dos Jogos Escolares do Município de Belo Horizonte (BH) no ano de 2018 e encontraram que apenas 17,97% das escolas em condições de participação se inscreveram no torneio.

Acessar