Esporte, Lazer e Bncc Aproximações Possíveis (?)
Resumo
Esse estudo propõe a busca de aproximações do esporte dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma perspectiva do contexto do lazer. A BNCC foi construída com uma visão de formação dos sujeitos voltados para atender o mercado de trabalho que tenciona com visão de esporte na perspectiva de uma educação para o lazer. Como percurso metodológico, fizemos uma pesquisa eminentemente qualitativa. Compreendemos que seja relevante a educação para o lazer, como incentivo a ambientes de aprendizagem de valores que contrapõe o modelo predominante existente nas aulas. Diante disso, propomos os Jogos Desportivos Coletivos (JDC), ao privilegiar o jogo, como ferramenta de aprendizagem de modalidades esportivas, dando ênfase ao diálogo, a participação, a ações coletivas em uma interface com o esporte enquanto atividade do contexto do lazer dentro da BNCC.
Referências
ASSIS, Sávio de Oliveira. A reinvenção do esporte: possibilidade da prática pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.
BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.
______. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre, RS: Magister, 1992.
BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Esporte, escola e a tensão que os megaeventos
esportivos trazem para a educação física escolar. Em Aberto, v. 26, n. 89, p. 131-146, jun., 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 08 de jun. 2019.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRUHNS, Heloisa Turini. O jogo nas diferentes perspectivas teóricas. Motrivivência, n. 9, p. 27-43, dez., 1996.
DAOLIO, Jocimar. Cultura, educação física e futebol. 3. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2006.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa, Portugal: Difel, 1992.
FERREIRA, Marcos Santos. A competição na educação física escolar. Motriz, v. 6, n. 2, p. 97-100, jul./ dez., 2000.
ESCOLA DIGITAL. Igualdade x equidade. Disponível em: <https://escoladigital.org.br/odas/igualdade-x-equidade>. Acesso em: 10 de nov. 2020.
FRANÇA, Tereza Luiza de. Educação para e pelo lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lúdico, educação e educação física. 4. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.
GARGANTA, Júlio. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento, ano IV, n. 8, p. 19-27, 1998a.
______. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: FCDEF-UP/ Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998b.
GONÇALVES, Maria Augusta Salim. Sentir, pensar, agir: Corporeidade e educação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994
LOPES DA SILVA, Cinthia. Legados de megaeventos esportivos: perdas e ganhos para a educação física escolar. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
______. Lazer e sociedade: algumas aproximações. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas, SP: Alínea, 2008.
______. Lazer e cultura: algumas aproximações. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e cultura. Campinas, SP: Alínea, 2007.
______. O conceito de lazer nas concepções da educação física escolar: o dito e o não dito. In:
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE – CBCE, 12. Anais... Caxambu, MG: CBCE, 2001, p. 1-9.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília. de Souza (Org.). Pesquisa Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
SAVIANI Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados; 1992.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TENÓRIO, Jederson Garbin. Educação física escolar, lazer e jogos desportivos coletivos:
experiência no ensino médio. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2018.
TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá, PR: Eduem, 2010.
VAGO, Tarcísio Mauro. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente-Um diálogo com Valter Bracht. Movimento, ano III, n. 5, p. 4-17, 1996/2.