Esporte na Educação Física Escolar: Uma Proposta Pedagógica no Ensino do Handebol
Por Rodrigo Márcio de Oliveira e Silva (Autor), Tauany Garcia Marra (Autor), Gustavo de Conti Teixeira Costa (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Nos jogos esportivos coletivos, as ações objetivam intervir positivamente nas diversas situações que se apresentam no jogo. Essas ações são chamadas de ações táticas e se constituem de dois componentes que ocorrem de forma simultânea e inter-relacionada: a ação que é a execução do gesto técnico para a solução do problema tático e a cognição relacionada aos aspectos cognitivos envolvidos na formulação da solução do problema. Assim, o TGFU (Teaching Games For Understanding), primando pelo ensino dos esportes por meio da compreensão tática, apresenta possibilidades de desenvolvimento das habilidades cognitivas dos aprendizes. Objetivo: Objetivou-se avaliar o desenvolvimento das habilidades cognitivas de estudantes, após a aplicação de uma unidade de ensino do handebol. Metodologia: A amostra foi composta por 68 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos, divididos em três grupos: Grupo TGFU - ensino do handebol por meio do TGFU (24 alunos), Grupo Tradicional – Ensino do handebol por meio do modelo técnicotradicional (23 alunos) e Grupo Não Invasão – Grupo controle que teve o ensino de outro esporte de não invasão (21 alunos). No intuito de compreender as diferenças nas habilidades cognitivas dos estudantes, aplicou-se o Stroop Test de cores e palavras, em pré-testes por dois dias consecutivos e, após 20 aulas de Educação Física de 50 minutos (unidade didática), foi realizado o pós-teste em dois dias consecutivos. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer número: 2.394.440. Resultados: Observou-se diferença nas habilidades cognitivas nos grupos TGFU [t(23)=-7,039; p<0,001] e técnico-tradicional [t(23)=-7,039; p<0,0001]. Conclusão: Os resultados indicaram melhoras na capacidade cognitivas advindas da prática esportiva, corroborando com a literatura contemporânea. Por outro lado, dado a controversa literatura quanto as adaptações cerebrais agudas e crônicas ao exercício, sugere-se a realização de mais estudos e pesquisa nessa área.