Resumo

Introdução: O sistema público de educação vem sofrendo ataques, cortes de verbas e difamações de toda ordem, em especial, as universidades. A tentativa de desvalorizar a educação e suas instituições conta com apoio de parcela significativa da população. No entanto, uma das críticas feitas há tempos à universidade é seu distanciamento com da comunidade, em alguns casos denunciando certa soberba acadêmica. Esta pesquisa foi realizada no Centro de Formação de Professores da UFRB, na cidade de Amargosa BA, com pouco mais de 40 mil habitantes, dos quais muitos desconhecem suas instalações, cursos, serviços e funções. Entendendo ser atribuição das instituições púbicas de ensino superior a aproximação com sua comunidade, o curso de educação física oferece o ensino de atividades para crianças e jovens, entre elas, o programa Construindo pelo Esporte atua com o Judô desde 2010. Metodologia: Realizamos entrevista com 15 responsáveis dos jovens participantes de forma remota e tratados pela análise de conteúdo. Objetivo: Levantar as impressões a respeito dos valores que os responsáveis atribuem à universidade. Resultados: Todos afirmaram que a universidade tem oferecido ótima oportunidade de ensino de esportes para seus filhos, ressaltando a conduta dos envolvidos, especialmente, dos discentes monitores, com atuações afetuosas, profissionais e compromissadas. Atribuem ainda à universidade um espaço seguro, alegre e de muito aprendizado. Boa parte dos pais alegaram que não conheciam a universidade antes do programa extensionista e a totalidade afirma que seria excelente se fossem oferecidos outros projetos com maior diversidade de atividades e faixas etárias. Conclusão: A extensão universitária é um meio interessante para “por abaixo os muros e portas do castelo”, no sentido de tornar mais acessível e habitual a presença da população e o proveito dos saberes da universidade, assim como para a própria comunidade acadêmica, principalmente os docentes, conhecer melhor a sociedade em que estão inseridos

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