Resumo
Este estudo objetivou estabelecer relações e compreender se há coerência entre o perfil de formação curricular e concepção esportiva dos professores-técnicos finalistas das Olimpíadas Estudantis (OE) do município de São Paulo em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que orientam as Instituições de Ensino Superior (IES) a definirem o perfil de formação do curso de licenciatura em Educação Física baseado nas Resoluções CNE/CP n. 01 e 02/02, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Programa Mais Educação, e de forma simultânea, a relação entre o perfil dos professorestécnicos com o esporte escolar de rendimento promovido pelas OE e Programa Atleta na Escola, conforme a regulamentação do Decreto n. 7.984/13. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa qualitativa, sendo dividida em duas etapas: I) fase exploratória: utilização de fontes documentais e revisão bibliográfica; II) fase descritiva: caracterização do perfil de formação curricular e descrição do perfil da concepção esportiva dos professorestécnicos, utilizando como instrumento de investigação o questionário semiestruturado e como técnica a análise do conteúdo. Diante dos objetivos apresentados, constatou-se que o perfil estudado possui formação curricular predominante das Resoluções CFE n. 69/69 e 03/87, com exceção de quatro participantes formados sob a vigência das atuais DCNs com a formação de bacharelado subsequente à licenciatura. O perfil de formação curricular dos professorestécnicos se aproxima das características do currículo tradicional-esportivo.