Resumo

Os esportes adaptados são práticas importantes para as pessoas com deficiências, sendo tematizados nos cursos de Educação Física com a finalidade de preparar os novos profissionais para atuar com esta população. Sabendo-se que o preconceito ainda se faz presente na sociedade, esta pesquisa busca investigar o impacto destes saberes na formação acadêmica. A coleta de dados foi feita por meio de questionários que foram aplicados em três momentos da disciplina de Educação Física Adaptada: o primeiro, no início do semestre, o segundo após a experiência com os esportes adaptados e o último ao fim da disciplina e do trato com os seus demais conteúdos. A análise dos resultados identificou que a experiência com o esporte adaptado provocou uma alteração positiva na percepção dos acadêmicos com relação a prática desta modalidade e as pessoas com deficiência. Em relação a atuação profissional os dados revelam a necessidade dos demais conteúdos da disciplina para despertar o interesse e a confiança dos acadêmicos investigados em intervir com pessoas com deficiência nos diferentes espaços de atuação. Neste sentido, destaca-se a importância para a formação profissional do bacharel em Educação Física as discussões teórico-conceituais a respeito dos esportes adaptados, as especificidades biológicas e sociais das pessoas com deficiência e sobre a perspectiva de inclusão social. Os resultados apontaram também a necessidade da continuidade dos estudos após a formação inicial, principalmente quando entrarem em contato com pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

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