Resumo

Como parte de uma investigação mais ambiciosa, que trata de explicar a influência da “identidade esportiva” na formação universitária de professores de Educação Física em diferentes lugares do mundo, realizamos um estudo local, onde pretendemos reabrir o debate sobre a seleção de candidatos para a formação profissional.
A peculiar situação que se encontra na Espanha, que se trata do processo de Bolonha, o qual obriga todos os estudantes que desejam ser professores de ensino primário (6 a 12 anos) a compartir nos dois primeiros anos na universidade, independentes da especialidade que tenham intenção de cursar. Isto nos dá uma pequena margem para intervir nos processos de decisão de especialização de tais alunos.
Aplicamos um questionário sobre Identidade Esportiva (CID) a todos os estudantes que iniciaram seus estudos de professores em curso de 2010-2011 na Escola Universitária de Palencia (Universidade de Valladolid) e estudamos a identidade esportiva dos mesmos, em função da intencionalidade de cursar ou não a especialidade de Educação Física nos últimos anos da formação. Também acrescentamos às análises fatores tais como, gênero, prática de atividade física ou a realização de trabalhos prévios vinculados a atividade físico e esportiva. São dados que ajudam na possível iniciativa de intervenção.

Acessar