Esportes de Rede e Parede: Possibilidades Pedagógicas da Implementação do Jogo de Badminton nas Aulas de Educação Física
Por Susan Kelly Fiuza de Souza Oliveira (Autor), Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani (Autor), Cleomar Ferreira Gomes (Autor), Elisa Barcellos da Cunha e Silva (Autor), Noelle Thais de Matos (Autor).
Resumo
Introdução: O esporte é uma das manifestações culturais mais difundidas e praticadas em todo o mundo, seja na prática cotidiana ou nas horas de lazer nos diversos ambientes como: praças, quadras, e outros, como para o mundo do espetáculo. No ambiente escolar, o esporte também se faz presente, e deve ser trabalhado pedagogicamente evitando a competitividade exagerada, a seletividade e a exclusão do sujeito, contribuindo para a formação do desenvolvimento integral do aluno. Objetivo: Este estudo consiste em apontar possibilidades pedagógicas no ensino do Badminton, na categoria individual, como conteúdo nas aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental I. Metodologia: Desenvolveu-se uma proposta de intervenção de 6 aulas como possibilidades de vivências desse esporte nas turmas dos terceiros anos (A e B), quartos anos (A e B) e quintos anos (A, B e C) de ambos os turnos matutino e vespertino de uma escola municipal de Anápolis, Goiás. A escolha desse conteúdo esportivo fazia parte do planejamento anual de ensino da Educação Física e coincidiu com a implementação dessa modalidade esportiva nos jogos municipais desenvolvidos e organizados pela Secretaria de Esportes (SEMES) da referida cidade, possibilitando aos alunos vivenciarem os esportes classificados como “Esportes de Rede ou Parede” e experimentarem a participação de um evento esportivo municipal de pequeno porte. Resultado: Foi verificado que é possível trabalhar na escola o Badminton, ressignificando as práticas pedagógicas de ensino de acordo com as possibilidades locais. Conclusão: Com o intuito de possibilitar aos alunos uma vivência reflexiva das várias modalidades esportivas, o esporte de Badminton proporcionou uma ressignificação e reflexão das inúmeras formas de jogar na lógica das novas práticas pedagógicas através da experimentação desse esporte.