Esportes e atividades de aventura como ferramenta para o desenvolvimento humano: educação pela aventura para o desenvolvimento humano
Por Cleber Liberal de Oliveira (Autor), Luciano Andrade Bernardes (Autor), Monicade Campos (Autor).
Resumo
A visão do mundo que orienta o conceito de educação na sociedade moderna é o Paradigma do Desenvolvimento Humano. Trata-se da crença que o desenvolvimento de um país, ou de uma comunidade, depende fundamentalmente das oportunidades que são oferecidas para que as pessoas desenvolvam seus potenciais, ou seja, ajudar a formar os cidadãos do presente e do futuro. Sendo assim, o conceito de desenvolvimento humano implica no entendimento que todo ser humano é portador de um potencial e do direito de tornar-se pessoas verdadeiramente capazes de enfrentar os desafios que suas vidas e o tempo que vivem lhe impõem, preparando-se para promover ações transformadoras no mundo que está inserido. Enquanto as discussões sobre o desenvolvimento humano estão avançadas, principalmente no campo educacional, os Esportes de Aventura ainda estão descobrindo o seu papel dentro da Educação e como podem fomentar o Desenvolvimento Humano. Nas últimas décadas, observa-se um grande crescimento desses esportes tidos como “esportes radicais” tanto nos centros urbanos como nas academias e escola, sendo considerados, principalmente, atividades de lazer. Trata-se evidentemente de um fenômeno internacional de mudança de hábitos, o que reflete transformações culturais cuja profundidade ainda não se compreende inteiramente. Entretanto, foram iniciadas reflexões teóricas acerca da apropriação da prática de esportes de aventura como elemento educativo nas aulas de Educação Física Escolar, embora ainda esteja longe de ser entendida como um conteúdo relevante e de extrema importância dentro do âmbito educacional.