Esportes não convencionais: Um relato de experiência a partir das aulas de educação física ministradas por tecnologia

Por Ruy Fernando Marques Dornelles (Autor), Henrique de Oliveira Albuquerque (Autor), João Henrique Mehl Campestrini (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2021 . páginas 80 - 95

Resumo

A Educação Física escolar é constituída por um leque de conteúdo que envolve experiências motoras e corporais. Para Assumpção, Arruda e Souza (2010), essa disciplina tem como objetos o corpo e o movimento, tendo, assim, a função de abranger as mais variadas práticas corporais. Dentro dessas práticas corporais é possível abordar a cultura corporal de movimento, na qual o aluno é introduzido na Educação Física escolar por meio da utilização de jogos, esportes e brincadeiras em benefício da formação crítica do ser e melhor qualidade de vida (DARIDO, 2004). Dessa forma, é necessário compreender o contexto que a Educação Física, como disciplina curricular, está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pertencendo à área de Linguagens e suas Tecnologias com os outros componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte e Língua Inglesa. Segundo a BNCC, a Educação Física busca tematizar as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social: É importante observar que a BNCC é composta por três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo descritos como: Cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas pelo componente curricular Educação Física ao longo da etapa do Ensino Fundamental. Portanto, este estudo optou por abordar a unidade temática denominada “esportes”. Contudo, buscou-se envolver os esportes não convencionais e alternativos para as aulas.