Esportes Radicais no Meio Ambiente Urbano no Município de São Paulo
Por Dimitri Wuo Pereira (Autor), Renan Oliveira de Paula (Autor), André Batista da Silva (Autor), Camila Bianca Galindo (Autor), Vinicius Sampaio Feitoza dos Santos (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 15, n 1, 2017. Da página 83 a 92
Resumo
A observação de pessoas procurando praças, ruas, paredes de escalada, bancos, muros e rampas pela cidade, para se divertir e se exercitar representa um novo contexto de prática esportiva que esta pesquisa busca revelar. O objetivo deste estudo foi reconhecer os locais e atores das práticas de skate, escalada e slakline e suas motivações para a busca destas modalidades. Utilizou-se uma pesquisa descritiva exploratória com 46 sujeitos, sendo 16 escaladores, 20 skatistas e 10 slakliners, da cidade de São Paulo, que responderam um questionário desenvolvido especificamente para essas atividades. Os resultados apontaram que: Há predominância do sexo masculino entre os participantes, revelando um preconceito que ainda perdura na prática esportiva. Os escaladores têm média de idade maior do que os demais, talvez devido à necessidade de equipamentos mais caros, dos maiores riscos da prática e da necessidade de cursos para aprendizagem. Os skatistas em média praticam há mais tempo, provavelmente porque a cultura do skate é mais antiga e consolidada em São Paulo. Observa-se que no slakline todos praticam a menos de três anos mostrando que é uma modalidade ainda recente no cenário nacional. Os participantes da pesquisa afirmam ter aprendido sozinhos, ou com amigos e familiares, evidenciando-se nesse aspecto que a Educação Física não é considerada como iniciação. Os sujeitos apontam o ganho de benefícios físicos, mentais e sociais nas suas vidas e sua intenção de continuar a prática pela qualidade de vida, diversão, evolução física e psicológica. Apenas 10,8% afirmam competir, o que mostra que os esportes radicais são considerados na perspectiva da participação voluntária. Conclui-se que os esportes radicais estão sendo incorporados à rotina das pessoas, acrescentando novo contorno à cultura corporal, numa busca de superação, de enfrentamento de desafios, do controle do risco, do prazer, e da qualidade de vida. Fica evidente que há uma distância entre a formação dos profissionais de Educação Física e estas novas práticas.