Esportes de Raquete na Educação Física Escolar: Diversificando os Conteúdos.
Por V. M. Battistuzzi (Autor), M. Fontolan (Autor).
Resumo
Instituição: Secretaria de Educação de Americana-SP.
A rede municipal de ensino de Americana/SP é constituída por dez escolas de Ensino Fundamental, sendo seis CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública) e um CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança) que atendem no período integral, e três EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) que funcionam em período parcial. As aulas de Educação Física Escolar visam contemplar os conteúdos da cultura corporal de movimento: o jogo, o esporte, a luta, a dança, o conhecimento sobre o corpo humano, além das ginásticas, proporcionando ao aluno a participação de diversas atividades corporais. Grande parte dos conteúdos que o professor de Educação Física ensina na escola gira em torno dos jogos esportivos coletivos. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar como o grupo trata os esportes de raquete na alternativa de diversificar as aulas de educação física escolar e consequentemente ampliar o repertório corporal dos alunos, diagnosticar a reação dos mesmos em relação ao novo conteúdo trabalhado, além de fazer com que os alunos adquiram o conhecimento e venham a despertar o gosto por estes esportes pouco convencionais nas aulas. Na escola, o trabalho será realizado com três turmas do quinto ano do ensino fundamental totalizando 105 alunos. Na primeira etapa, utilizaremos um pequeno texto sobre o assunto abordando história e origem dos esportes de raquetes: tênis de mesa, tênis de campo, frescobol e badminton. A seguir os alunos assistirão vídeos sobre a dinâmica do jogo desses esportes para aprender e compreender que as habilidades motoras exigidas são as técnicas de rebater, além do aperfeiçoamento das capacidades físicas: coordenação motora, agilidade, velocidade, resistência e força. Depois, os alunos vivenciarão jogos pré-desportivos e os quatro esportes de raquetes. Por fim, aplicaremos um questionário com uma pergunta fechada (você gostou da aula de hoje? Sim ou não?) e outra aberta (gostaria de praticar essas atividades outras vezes? Por que?). Com a análise dos resultados esperamos que o aluno aprecie as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, aprendendo mais sobre o corpo e movimento de uma determinada cultura, valorizando estas manifestações. Palavras-chave:Esportes de raquete; Educação Física Escolar; Diversidade.