Estado da arte

Parte de Educação Física cultural inspiração e prática pedagógica . páginas 19 - 29

Resumo

Iniciadas em 200514, as pesquisas sobre o currículo cultural da Educação Física têm contribuído para compreender suas nuances, entender os efeitos que causa nos sujeitos e fortalecer suas singularidades. O desejo de sistematizar a proposta que surgia a partir de reflexões sobre os trabalhos realizados nas escolas culminou, em 2006, com a publicação do livro Pedagogia da Cultura Corporal: crítica e alternativas. Visto com os olhos de hoje, são perceptíveis o esforço para teorizar sobre algo ainda incipiente, o trato superficial dos referenciais que permitiram entender o que os professores e professoras efetivamente faziam nas escolas e, principalmente, um certa pressa para anunciar a novidade. Essas falhas, quero crer, podem ter sido sanadas três anos depois com a obra Educação Física, currículo e cultura, mais robusta, melhor fundamentada e, sobretudo, consistente nas análises das ações didáticas culturalmente orientadas. Desde então, as críticas desferidas no interior do próprio GPEF ou pela comunidade científica15 e docente têm levado à revisão dos pressupostos teórico-metodológicos e ao aguçamento da potência da proposta para contribuir com a construção de uma sociedade menos desigual. Este capítulo apresenta um mapa dos trabalhos que anunciam os saberes elaborados pelos professores e professoras que colocam em ação o currículo pós-crítico da Educação Física.