Estado Nutricional em Escolares com e Sem Dificuldades Motoras
Por Manoela Piedra Koerich (Autor), Andressa Ribeiro Contreira (Autor), Renata Capistrano (Autor), Gaia Salvador Claumann (Autor), Juliana da Silva (Autor), Thaís Silva Beltrame (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este estudo objetivou comparar o estado nutricional de crianças com e sem dificuldades motoras. Fizeram parte do estudo 85 escolares (34 meninos e 51 meninas), com idade média 11,76 anos (± 0,73), dentre eles 23 com dificuldades motoras e 62 com desenvolvimento normal, matriculados em duas escolas da Região Continental de Florianópolis/SC. O desempenho motor foi avaliado pela bateria Movement Assessment Battery for Childrens 2 - MABC2. O estado nutricional foi avaliado por meio das variáveis antropométricas massa corporal e estatura, para cálculo do IMC, segundo as referências da OMS. Os resultados revelaram que não houve diferença estatisticamente significativa no IMC entre os sexos e a classificação motora (com e sem dificuldade motora), não houve associação significativa entre a classificação motora e estado nutricional e estado nutricional e sexo, embora tenha sido verificada uma maior freqüência de meninos na classificação sobrepeso. Cabe destacar que em relação ao estado nutricional os escolares com e sem dificuldade motora apresentaram sobrepeso, resultados estes preocupantes para o grupo estudado. Diante disso, evidencia-se a relevância das avaliações nas escolas para obtenção de informações sobre as condições de saúde dos escolares com e sem dificuldades motoras, a fim de propor ações preventivas em saúde.