Estágio Curricular e a Mediação de Experiências Prévias
Por Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Bruna Solera (Autor), Yedda Maria da Silva Caraçato de Souza (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular (EC) aproxima o estudante-estagiário (EE) de seu futuro campo de atuação, viabilizando a reinterpretação das experiências e vivências pessoais, com os saberes técnico-científicos ensinados no processo formativo. A socialização de saberes e experiências do EE com seus professores orientadores (PO) e supervisores (PS) possibilita uma reflexão e análise acerca das representações histórias e sociais da profissão, além de seus valores, atitudes, conhecimentos e comportamentos (PIMENTA; LIMA, 2012; BATISTA; GRAÇA; QUEIRÓS, 2014). Para que isso ocorra o processo de orientação e acompanhamento precisa estimular a negociação e interação do EE com seus pares, compartilhando anseios e experiências em prol da situação posta e desenvolvimento de iniciativa conjunta na aplicação da ação (TRUDEL; CULVER; WERTHNER , 2013). Frente a isso, o presente trabalho teve por objetivo analisar como os EE avaliam o processo de orientação e acompanhamento no EC no que se refere ao resgate e mediação de experiências prévias.