Estágio curricular supervisionado em atividade física para pessoas com deficiência: uma abordagem bioecológica na formação profissional
Por Debora Gambary Freire Batagini (Autor), Vivian de Oliveira (Autor), Osvaldo Tadeu da Silva Júnior (Autor), Milton Vieira do Prado Júnior (Autor), Rubens Venditti Júnior (Autor).
Resumo
Uma área de pesquisa em expansão é a área dos estudos sobre Estágio Curricular Supervisionado (ECS), um componente indispensável e fundamental para a formação. A abordagem Bioecológica permitiu uma reflexão sobre os agentes que fazem parte do desenvolvimento efetivo do ECS. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar o ECS em Atividade Física para pessoas com deficiência (PCD) na formação dos discentes do curso de bacharelado em Educação Física. Método: Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados, sendo elaborado durante a pesquisa – o Questionário de Percepção do Estágio, esse aplicado para 36 discentes, divididos em dois grupos: 15 sujeitos grupo 1 – período integral e 21 do grupo 2 – período noturno. Aplicado análises de clusters hierárquicos para realizar associações, com embasamento teórico da abordagem Bioecológica e os quatro aspectos inter-relacionados: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo (modelo PPCT). Resultados: As associações mostradas nos clusters indicam que, para o grupo 1, o que se destaca é a motivação e auto avaliação dos sujeitos nas considerações a respeito do ECS; e, para o grupo 2, houve destaque nos itens inclusão da PCD nas atividades e estratégias de ensino apropriadas. Ou seja, as relações entre os itens que dizem respeito às crenças e percepções dos estagiários e auto avaliação dos mesmos durante suas atuações em ECS, fomentam as discussões sobre a importância que o ECS tem em proporcionar espaços de enriquecimento acadêmico e oportunidades de sucesso e situações bem sucedidas na atuação com PCD. Os resultados obtidos podem evidenciar a influência que o contexto do ECS tem sobre a pessoa em desenvolvimento, e as pessoas (supervisores e docentes) tem sobre o desenvolvimento dentro do processo e tempo. Para os sujeitos pesquisados o ECS foi significativo, havendo persistência, compondo-se como atividade molar, indicando que houve aprendizagem e a experiência foi positiva. Conclusões: Desta forma o ECS pode ser compreendido como um espaço de enriquecimento profissional, apresentando uma tríade de pessoas (discente, docente e supervisor) em diferentes situações de aprendizagem profissional. Valorizar a referida tríade e integrar os ambientes de ECS pode estabelecer relações importantes e que se influenciam e se desenvolvem juntos, contextos e pessoas.