Resumo

Uma área de pesquisa em expansão é a área dos estudos sobre Estágio Curricular Supervisionado (ECS), um componente indispensável e fundamental para a formação. A abordagem Bioecológica permitiu uma reflexão sobre os agentes que fazem parte do desenvolvimento efetivo do ECS. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar o ECS em Atividade Física para pessoas com deficiência (PCD) na formação dos discentes do curso de bacharelado em Educação Física. Método: Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados, sendo elaborado durante a pesquisa – o Questionário de Percepção do Estágio, esse aplicado para 36 discentes, divididos em dois grupos: 15 sujeitos grupo 1 – período integral e 21 do grupo 2 – período noturno. Aplicado análises de clusters hierárquicos para realizar associações, com embasamento teórico da abordagem Bioecológica e os quatro aspectos inter-relacionados: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo (modelo PPCT). Resultados: As associações mostradas nos clusters indicam que, para o grupo 1, o que se destaca é a motivação e auto avaliação dos sujeitos nas considerações a respeito do ECS; e, para o grupo 2, houve destaque nos itens inclusão da PCD nas atividades e estratégias de ensino apropriadas. Ou seja, as relações entre os itens que dizem respeito às crenças e percepções dos estagiários e auto avaliação dos mesmos durante suas atuações em ECS, fomentam as discussões sobre a importância que o ECS tem em proporcionar espaços de enriquecimento acadêmico e oportunidades de sucesso e situações bem sucedidas na atuação com PCD. Os resultados obtidos podem evidenciar a influência que o contexto do ECS tem sobre a pessoa em desenvolvimento, e as pessoas (supervisores e docentes) tem sobre o desenvolvimento dentro do processo e tempo. Para os sujeitos pesquisados o ECS foi significativo, havendo persistência, compondo-se como atividade molar, indicando que houve aprendizagem e a experiência foi positiva. Conclusões: Desta forma o ECS pode ser compreendido como um espaço de enriquecimento profissional, apresentando uma tríade de pessoas (discente, docente e supervisor) em diferentes situações de aprendizagem profissional. Valorizar a referida tríade e integrar os ambientes de ECS pode estabelecer relações importantes e que se influenciam e se desenvolvem juntos, contextos e pessoas.