Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: Uma Revisão Sistemática da Produção Científica (2005-2018)
Por Ana Paula Bernardi Portilho (Autor), Zenólia Christina Campos Figueiredo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 1, 2022.
Resumo
Pretende revelar os aspectos acerca do Estágio Supervisionado que têm se destacado na produção de conhecimento da área, sobretudo com a repercussão das diretrizes curriculares nacionais para a formação profissional nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. A pesquisa de revisão sistemática considerou os principais periódicos da área, num recorte temporal entre 2005 e 2018. Foram mapeados 30 artigos, dos quais dois tratavam do estágio nos bacharelados, e os demais dos estágios na licenciatura. As temáticas relativas a impressões, preocupações, percepções de estagiários da experiência do estágio e aspectos estruturais, organizacionais, legais e operacionais do estágio são predominantes, sendo 21 artigos a elas dedicados. É crescente o número de publicações, porém, com base no recorte temporal, pode-se considerar reduzido o número de artigos sobre estágio. Destaca-se a parca produção nos bacharelados, o que impede que se possa conhecer e analisar as repercussões das novas diretrizes, os desafios e as preocupações, e como esses cursos vêm se estruturando.