Resumo

Introdução: A realização do estágio de docência durante processo formativo do mestrado visa preparar e qualificar a atuação docente, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no estágio de docência junto à disciplina de Basquetebol, ministrada para o curso de licenciatura em Educação Física no ano de 2021. Desenvolvimento: As aulas tiveram enfoque na compreensão das especificidades do basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física, o conhecimento das técnicas, táticas e regras, e a identificação de procedimentos pedagógicos para a inclusão e adaptação do basquetebol às aulas na escola. A disciplina possuía a carga horária de 80 horas e a turma era composta por 44 alunos. A situação excepcional de pandemia provocada pelo COVID-19 e a adesão ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), gerou a necessidade de uma reorganização do processo de ensino-aprendizagem. Houve o desafio pedagógico para adequar-se a uma realidade firmada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Elaboramos o plano de ensino da disciplina considerando as seguintes estratégias de ensino e avaliação: leituras de textos, questionários, análise de blog, participação em grupos de discussão, elaboração e apresentação de plano de aula. Sugestões: Criar um ambiente de ensino capaz de produzir experiências efetivas de aprendizagem esbarrava na problemática de lidar com estudantes “sem rosto” e com baixa disponibilidade para participação, limitando o estreitamento das relações interpessoais e sociais. Como sugestão apontamos a relevância de conceder maior autonomia aos pós-graduandos para conduzir as intervenções proporcionando experiências ainda mais enriquecedoras para a formação profissional docente. Em suma, a atuação no estágio docência foi uma importante oportunidade para conhecer como ocorre o planejamento e execução de uma disciplina no Ensino Superior.

Acessar