Resumo

Objetivo: Analisar as variáveis do perfil do estilo de vida e comportamento sedentário de escolares e professores. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter quantitativo realizada com 10 professores e 40 estudantes do ensino fundamental. Três instrumentos foram empregados para obter as informações necessárias: 1) Questionário autoaplicável para mensurar dados sociodemográficos; 2) Perfil do estilo de vida por meio do instrumento Perfil do Estilo de Vida Individual – PEVI representado pelo Pentáculo do bem-estar; 3) Saúde autopercebida através de uma escala com percepção positiva e negativa de saúde; e 4) Tempo sentado avaliado pelo IPAQ. Resultados: Os professores apresentaram, para todos os itens, resultados positivos, exceto no aspecto de prática de atividade física. Por outro lado, os resultados dos discentes apresentaram índices positivos nos quesitos do comportamento preventivo, relacionamento social e no controle de estresse, no entanto, na dimensão da atividade física e nutrição, destacou-se um nível regular. Nos dois grupos, houve prevalência elevada de comportamentos sedentários. Conclusão: Os professores e escolares de um município do interior de Sergipe possuem estilo de vida relativamente saudável. Tendo em vista que todos os itens precisam estar em harmonia para que o estilo de vida seja mais saudável, os resultados poderiam ser mais satisfatórios para este público.

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