Resumo

Padrões de comportamento que compõem as esferas do estilo de vida e sua relação comfatores independentes têm sido motivo de estudo de diversos pesquisadores da área da saúde. Os estudantesuniversitários são, particularmente, alvo constante desse tipo de pesquisa por configurarem-se como umgrupo em que há um aumento dos índices dos hábitos considerados de risco. Objetivo: Verificar a classificaçãoglobal do estilo de vida e a relação com os domínios do estilo de vida em acadêmicos de licenciatura emEducação Física da modalidade à distância de uma universidade pública do estado do Paraná. Materiais eMétodos: A amostra foi composta por 204 estudantes de ambos os gêneros (50,8% do gênero masculino) comidade média de 33, 5±8,3. Foram aplicados questionários para obter dados sobre as condições demográficas,socioeconômicas e sobre seus estilos de vida. Análises de independência através do teste Qui-quadrado foramrealizadas para verificar a dependência entre as variáveis. Resultados: Pelos resultados obtidos da análisede dependência entre as variáveis é possível perceber que as áreas que mais impactaram (p<0,05) sobre oestilo de vida dos estudantes foram as relacionadas aos aspectos afetivo (família), psicológico ou emocional(estresse, comportamento/satisfação) e trabalho. Conclusões: A socialização, a dieta balanceada, dormirbem, controlar o estresse do dia-a-dia, relaxar e desfrutar do tempo livre, controlar a raiva e a tensão, e pensarde forma positiva e otimista são alguns dos fatores que podem estar contribuindo para a maior probabilidadede possuir um estilo de vida adequado entre os universitários.

 

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