Resumo

Estilo de vida (EV) é determinante para caracterização das condições físicas, sociais e mentais do estudante. Caso haja adoção de hábitos considerados não saudáveis, isso poderá comprometer aspectos gerais da saúde humana. Momentos da vida como a fase escolar podem ser importantes para desenvolvimento de práticas conscientes que contribuam para melhoria do EV nas pessoas. OBJETIVO: Analisar o estilo de vida de estudantes de ensino médio e técnico de uma escola pública de Paranavaí-PR. MÉTODOS: Amostra foi de 391 estudantes (masculino=168; feminino=223) do ensino médio (EM) e técnico (TEC) de um colégio estadual de Paranavaí-PR que responderam ao questionário ―EV Fantástico‖ (AÑEZ; REIS; PETROSKI, 2008) composto por 25 questões, sendo 23 com 5 possibilidades de resposta em escala Likert (0 a 4pontos) e 2 dicotômicas (0 ou 4pts). Questionário é subdividido em 9 domínios: família/amigos (FA); atividade física (AF); nutrição (N); tabaco/drogas (TD); álcool (AL); sono/segurança/estresse/sexo seguro (SSS); tipo de comportamento (TC); introspecção (IN); carreira (C) e escores podem variar de 0 a 100pontos. Análise utilizou teste ―t‖ com confiança de 95% para comparação entre grupos (masculino x feminino; iniciantes x concluintes; usuários de substâncias ilícitas x não usuários) e percentual de casos alterados. RESULTADOS: EV de estudantes em média foi de 65,6pts (± 12,2) e não houve diferença entre sexos (Masc = 66,4±12,4; Fem = 64,8 ± 12,0, p = 0,33). Foi Identificado que 60,68% dos estudantes (Masc = 46%; Fem = 52%) apresentaram pontuação classificada como inadequada (valor < 70 pontos). Percebeu-se que estudantes das 1as séries (IN) apresentavam pior EV em relação aos concluintes (CO) (62,8 ± 11,3 pts; 69,6 ± 13,0 pts; p = 0,007). Também foi observado que cerca de 24% dos estudantes já havia utilizado alguma substância ilícita (tabaco, álcool, drogas), sendo que estatisticamente (p < 0.00) EV desse grupo (G0 = 57,8 ± 11,1 pts) era inferior ao restante (G1 = 70,2 ± 10,7 pts). CONCLUSÃO: Estilo de vida de estudantes não atinge critérios desejados para prevenção e saúde geral independente de sexo, e isso está relacionado principalmente nos iniciantes em relação aos concluintes. Percebeu-se importante resultado na qual adolescentes já tinham usado substâncias ilícitas como álcool, drogas e tabaco, sendo o estilo de vida geral deles considerado muito inferior aos não usuários. Resultados podem ser importantes para promover ações de ordem coletiva educacional com populações mais jovens.

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