Estilo Parental, Motivação e Satisfação de Atletas de Beisebol: Um Estudo Correlacional
Por Marcus Vinícius Mizoguchi (Autor), Guilherme Moraes Balbim (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 2, 2013.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o estilo parental, a motivação e a satisfação atlética de jogadores de beisebol da categoria juvenil. Oitenta e oito atletas (16,20 anos ±1,18) participantes do campeonato brasileiro da categoria juvenil responderam ao questionário SMS para avaliar a motivação atlética, EMBU-p para os estilos parentais e QSA para a satisfação atlética. Na análise dos dados utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para os dados descritivos, U Mann-Whitneypara a comparação de grupos, Spearman para a correlação das variáveis e um modelo de regressão múltipla, adotando p<0,05. Verificou-se que atletas de beisebol são mais intrinsecamente motivados, têm estilos parentais de suporte emocional e estão satisfeitos atleticamente, havendo correlações entre estas três variáveis. Conclui-se que atletas com estilos parentais de suporte emocional são autodeterminados e satisfeitos com seu esporte.