Estratégia de Megaevento Esportivo: os Impactos do Gp Brasil de Fórmula 1 Para a Cidade de São Paulo
Por Felipe de Pilla Varotti (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
Megaeventos esportivos tornaram-se uma estratégia utilizada por políticos para atrair a atenção da mídia internacional e consequentemente, promover uma maior exposição de determinada cidade ou país. Tais eventos incluem as principais competições, com cobertura de mídia internacional, investimento de grande capital e que atraem um elevado número de visitantes. O GP Brasil de F1 foi utilizado pelos governantes da cidade de São Paulo como estratégia para exposição internacional e desenvolvimento econômico. Este estudo teve por objetivo avaliar quais foram os impactos positivos e negativos provocados por este evento no município de São Paulo. A pesquisa é descritiva, exploratória e o método qualitativo. Foram entrevistados gestores municipais, organizadores do evento e representantes da população local. Os resultados demonstraram que o evento provoca impactos econômicos, socioculturais, psicológicos e administrativos, favorecendo o desenvolvimento municipal. Também foi possível identificar impactos negativos decorrentes da infraestrutura, da logística e organização do evento. Compreender que os impactos são influenciados por fatores culturais, históricos, econômicos, além dos recursos estruturais existentes, são as contribuições que esta pesquisa oferece. A realização anual deste megaevento em um mesmo local traz vantagens para a cidade sede por meio de experiências anteriores, capacitações consolidadas e aproveitamento de recursos existentes, favorecendo a ampliação de impactos positivos. Os resultados abrem perspectivas para gestores públicos realizarem um planejamento mais assertivo visando a otimização de eventos desta magnitude.