Estratégias de avaliação em Educação Física e Saúde durante a pandemia Experiências de ensino com danças folclóricas online e sua implementação
Por Daniel Riquelme-Uribe (Autor), Michel Machuca Farias (Autor), Karen Urra López (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 315, 2024.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo explorar os procedimentos de avaliação e estratégias de aplicação de uma proposta de danças folclóricas online, a partir da experiência de professores durante aulas de Educação Física e Saúde em tempos de pandemia. A participação ativa de 71 profissionais, cujos dados foram meticulosamente coletados por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, proporciona uma visão detalhada dos aspectos pedagógicos predominantes neste desenho de pesquisa descritivo e transversal.
Referências
Basogain, J. (2021). Avaliação Online: Ferramentas, Limitações e Alternativas em Contexto Pandêmico. Revista Professores 2.0, 10(2), 30-41. https://doi.org/10.37843/rted.v10i2.243
Bennasar, M. (2020). Inovação educacional em educação física, uma possibilidade pedagógica transcendente no ambiente universitário. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nova Etapa 2.0, 24(3), 265-289. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i3.1387
Elizalde, EM (2020). A dança clássica como promotora do desenvolvimento do esquema corporal e da coordenação em crianças do ensino básico e seus benefícios. Psicomotricidade, Movimento e Emoção, 6(1). https://cies-revistas.mx/index.php/Psicomotricidad/article/view/129
Ferreira, M. (2009). Uma abordagem pedagógica da dança. Educação Física Chile, LXXX(268), 9-21. http://revistas.umce.cl/index.php/refc/article/view/2122
Garcia Aretio, L. (2021). Podemos confiar na avaliação nos sistemas de educação a distância e digital? IRIED. Revista Ibero-Americana de Educação a Distância, 24(2), 9-29. https://doi.org/10.5944/ried.24.2.30223
García, JLG, Pilay, YHC e Gómez, P.Á.P. (2021). Tecnologias no novo normal. Série Científica da Universidade de Ciências da Computação, 14(4), 258-270. https://search.app.goo.gl/qQ9UKvF
Martínez, LDC (2019). Criatividade e Educação no século XXI. Revista Interamericana de Pesquisa em Educação e Pedagogia RIIEP, 12(2), 211-224. https://doi.org/10.15332/25005421.5014
Mellado, P., Sánchez, P. e Blanco, M. (2021). Tendências na avaliação formativa e sumativa de alunos na Web of Sciences. Alteridade, 16(2), 170-183. https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.01
Mollo, M. e Medina, P. (2020). Avaliação formativa: rumo a uma proposta pedagógica integral em tempos de pandemia: Array. Professor e Sociedade, 17(4), 635-651. https://www.researchgate.net/publication/349109462
Retamal, FC, Reyes, LS, González, MM, Toro, LL, Cofré, PP, Muñoz, FA, e Faundez Casanova, CP (2021). Estágio virtual em Educação Física: entre a pandemia e a incerteza. Desafios: novas tendências em educação física, esportes e recreação, 42, 798-804. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87180
Reynosa, E., Rivera, E., Rodríguez, D. e Bravo, R. (2020). Adaptação do ensino educacional no contexto da COVID-19: uma revisão sistemática. Conrado, 16(77), 141-149. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000600141
Roig, R. (2019). Investigação e inovação no Ensino Superior. Novos contextos, novas ideias. Octaedro. http://hdl.handle.net/10045/98731
Salom, MAC (2019). Uma oportunidade de avançar para uma avaliação autêntica em Educação Física. Desafios: novas tendências em educação física, esportes e recreação, 36, 259-265. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.67540
Sanabia, ER, Moreira, N. e Hortegano, R. (2021). Ensino virtual em tempos de emergência: continuidades e transformações. Revista Ibero-Americana de Educação, 86(2), 171-186. https://doi.org/10.35362/rie8624354
Talanquer, V. (2013). Progressões de aprendizagem: promessa e potencial. Educação Química, 24(4), 362-364. https://www.scielo.org.mx/pdf/eq/v24n4/v24n4a1.pdf
Vanegas Cuenca, J. e Aldas-Arcos, HG (2021). Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Motor na Educação Física. Bloco Curricular de Práticas Ginásticas. Koinônia, 6(2), 623-648. http://dx.doi.org/10.35381/rkv6i2.1257
Vargas, A. (2009). Dança e condição física. Revista do Centro de Pesquisa Telethusa Flamenco, 2, 16-24. https://www.researchgate.net/publication/49609201
Vicente, G., Ureña, N., Gómez, M. & Carrillo, J. (2010). A dança no campo educacional. DESAFIOS, 17, 42-45. https://www.researchgate.net/publication/41208058