Estratégias para a inclusão de estudantes com deficiências na educação física escolar
Por Maria da Piedade Resende da Costa (Autor), Mey de Abreu van Munster (Autor), Melina Radaelli Gatti (Autor), Aline Basso-Braz (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a produção do conhecimento nacional e internacional referente às estratégias de ensino voltadas à inclusão dos estudantes com deficiência (ECD) nas aulas de Educação Física (EF). Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura, do tipo integrativa, com base na busca eletrônica de artigos no Portal de Periódicos da CAPES e na Biblioteca Eletrônica Científica Scielo, pela associação dos descritores: estratégia, pessoa com deficiência, inclusão e Educação Física. Foram adotados como critérios de inclusão: ser escrito em língua portuguesa ou inglesa, ser publicado no período de janeiro de 2008 a novembro de 2021 e estar relacionado à temática do trabalho. A análise dos 11 artigos apontou diferentes estratégias de ensino voltadas à inclusão dos ECD nas aulas de EF, categorizadas em quatro temáticas: modelos de apoio e trabalho colaborativo; formas de comunicação e tipos de instrução; adaptações; e materiais e recursos pedagógicos.
Referências
ALVES, Maria Luiza Tanure; DUARTE, Edison. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 329-388, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000200329
ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani. Como promover a inclusão nas aulas de educação física? A adaptação como caminho. Revista Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 19, n. 1, p. 3 -16, jan./jun., 2018. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.01.p3
ANDRADE, Cláudia Regina Furquim. A saúde da comunicação humana. In: KUDO, Aide Mitie; MARCONDES, Eduardo; LINS, Léa; MORIYAMA, Líria Tigusa; GUIMARÃES, Maria Lucila; JULIANI, Regina Célia; SAMIRA Alvares de Pierri (org). Fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional em pediatria. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 1994. p. 92-98.
BLOCK, Martin E.; KLAVINA, Aija; DAVIS, Ronald. Instructional modifications. In: BLOCK, Martin E. (ed.). A teacher’s guide to adapted physical education: including students with disabilities in sports and recreation. 4. ed. Baltimore, MD: Brookes, 2016. p. 93 - 115.
BRASIL, Congresso Nacional. Lei no 10.793 de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que "estabelece as diretrizes e bases da educação nacional", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/552669/publicacao/15716489. Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar 2017: notas estatísticas. Brasília, DF, 2018. 60 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica 2020: educação especial. Brasília, DF, 2019. 74 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: SEESP/MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. 498p.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
CAETANO, Nadja Carolina de Sousa Pinheiro; MENDES, Enicéia Gonçalves. Procedimento de ensino em consultoria colaborativa: estratégias propostas pelo psicólogo baseadas em análise do comportamento. In: JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, 7., 2008, São Carlos. Anais [...]. São Paulo. 2008.