Estudo Bibliográfico Sobre a Inclusão do Aluno com Distrofia Muscular de Duchenne nas Aulas de Educação Física
Por Angélica Cristina Pereira da Cunha (Autor), Ana Paula Salles da Silva (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Ao longo da minha formação e pelas experiências vividas em estágios uma temática que gerou em mim um profundo interesse durante o curso foi a inclusão dos alunos com deficiências nas aulas de Educação Física (EF). O interesse em estudar a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) se deu a partir do momento em que tive contato com um aluno que apresentava em seu diagnóstico esta doença. Quando comecei a trabalhar na escola em que este aluno estudava a coordenação não soube transmitir a mim a informações necessárias para trabalhar com este aluno, o que gerou em mim insegurança para trabalhar com este aluno durante as aulas de EF.Segunda Fonseca, Machado e Ferraz (2007, p. 110) dentre as Distrofias Musculares (DM), a DMD se caracteriza como a segunda doença genética hereditária mais comum em humanos. As características de uma criança com DMD podem ser definidas com a presença de músculos volumosos nos antebraços e pernas, devido as infiltrações lipídicas e fibrosas, apresentado atrofia muscular no tronco, braços, coxas, cintura escapular e pélvica (SLUTZKY, 1997; WIEDEMANN, KUNZE E DIBBERN, 1992; apud FREZZA, SILVA E FAGUNDES, 2005, p. 42).O intuito inicial da pesquisa era realizar um estudo de caso, mas não teve sucesso pela falta de campo para a realização da pesquisa. Assim esta pesquisa, resultado de um trabalho de conclusão de curso, se voltou para a análise da bibliografia existente.No intuito de entender como se dava o processo de inclusão do aluno com DMD, optou-se por identificar o que já fora produzido a cerca dessa temática. Neste sentido, tem-se como objetivo da pesquisa: identificar, descrever e analisar os principais aspectos abordados pelos pesquisadores em relação ao processo de inclusão dos alunos com DMD, em especialmente nas aulas de EF.Esta pesquisa possui caráter bibliográfico e descritivo que se constitui através da literatura encontrada. Os estudos analisados são datados entre os anos de 2007 e 2011, que se encontram disponíveis em uma base de recuperação de informação de acesso público. O Google Acadêmico. A escolha desta base de recuperação se deu pela facilidade de cruzamento dos termos, por identificar diferentes tipos de produção científica a cerca da temática e pelo acesso dos trabalhos na íntegra. As palavras chaves utilizadas nas buscas dos textos foram –Duchenne e “Educação Física”, sendo esta busca realizada no dia 22 de novembro, onde foram identificados 102 estudos.