Resumo
A criação do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) despertou o interesse em compreender o papel da Educação Física na formação do aluno-atleta-cidadão em uma escola de horário integral vocacionada para o esporte. O objetivo geral desta dissertação foi tentar entender o funcionamento do GEO e investigar o seu diferencial educativo. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos três fontes de coleta de dados: análise documental das Orientações curriculares de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do caderno pedagógico de Educação Física do professor e do aluno; observação das aulas de Educação Física curricular e dos treinamentos esportivos; e, entrevista semiestruturada, aplicada em um gestor e nove professores de Educação Física do GEO. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados esportivos e acadêmicos que a Unidade Escolar vem obtendo, em menos de quatro anos de existência, apontam para o diferencial da educação integral feita em horário integral para a formação plena dos alunos. Conclui-se que para ter sentido, o esporte deve estar contextualizado sócio-histórico-culturalmente e ser dotado de significado para os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além de estar relacionado à cultura corporal do movimento. No GEO estudado, é possível notar que os valores, construídos através de regras previamente estabelecidas, estão presentes no cotidiano escolar.A criação do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) despertou o interesse em compreender o papel da Educação Física na formação do aluno-atleta-cidadão em uma escola de horário integral vocacionada para o esporte. O objetivo geral desta dissertação foi tentar entender o funcionamento do GEO e investigar o seu diferencial educativo. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos três fontes de coleta de dados: análise documental das Orientações curriculares de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do caderno pedagógico de Educação Física do professor e do aluno; observação das aulas de Educação Física curricular e dos treinamentos esportivos; e, entrevista semiestruturada, aplicada em um gestor e nove professores de Educação Física do GEO. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados esportivos e acadêmicos que a Unidade Escolar vem obtendo, em menos de quatro anos de existência, apontam para o diferencial da educação integral feita em horário integral para a formação plena dos alunos. Conclui-se que para ter sentido, o esporte deve estar contextualizado sócio-histórico-culturalmente e ser dotado de significado para os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além de estar relacionado à cultura corporal do movimento. No GEO estudado, é possível notar que os valores, construídos através de regras previamente estabelecidas, estão presentes no cotidiano escolar.