Resumo

Introdução: As modalidades de lutas são conteúdos da cultura corporal de movimento, devendo seu desenvolvimento ser realizado nas aulas de Educação Física Escolar. Com este estudo de caso, pode-se observar a maneira como as Lutas contribuem para potencializar a Educação Física Escolar. Sua aplicação demanda, assim como para demais unidades temáticas, de conhecimento prévio básico, desta maneira não há necessidade de especialização de gestos técnicos e segregação por esporte. Alguns professores da educação básica apresentam dificuldades ao trabalhar as lutas, classificando-as em fatores restritivos. Objetivo: Desta forma, o presente estudo apresentar uma proposta para a instrumentalização teórico-prática de discentes de Educação Física - Licenciatura ao conteúdo e prática das modalidades de Lutas, para posterior aplicação de aulas no contexto da escola. Metodologia: Aos métodos, buscou-se exemplificar uma proposta de ensino didático-metodológica, a partir do retrato da realidade em questão de forma completa e profunda, em modelo de estudo de caso, traçando uma análise completa acerca do desenvolvimento das propostas pedagógicas da disciplina e do professor em formação em que evidencia-se a singularidade do objeto de estudo. Às dinâmicas desenvolvidas em classe, os acadêmicos tiveram o contato prático com modalidades de combate e, posteriormente, atuaram na confecção de livros didáticos. Resultados: Dinamizou-se as ações docentes nas escolas em fatores restritivos, sendo o enfoque realizado à formação superior deficiente, falta de infraestrutura e desinteresse dos alunos às dinâmicas ofertadas, situações estas que podem ser corrigidas a partir da aproximação com instituições de ensino, criando laços de pesquisa e extensão universitária, enfatizando a formação continuada de docentes. Em contraponto, para propostas de ação, os acadêmicos desenvolveram livros didáticos e, em evolução gradativa, aproximaram-se do conteúdo e revelaram maior segurança para a prática docente no conteúdo Lutas. Conclusão: Assim, conclui-se que a partir da instrumentalização com participação teórico-prática dos docentes e discentes, a formação profissional e a prática nas instituições de ensino torna-se mais segura e, por consequência, de maior prazer e aproveitamento para toda a comunidade escolar.

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