Resumo

A Educação Física adaptada busca fomentar aulas para as pessoas com deficiência, utilizando uma perspectiva educacional cujos aspectos pedagógicos estejam pautados em atividades que prezem a pluralidade humana e a perspectiva inclusiva. O estudo teve como objetivo geral diagnosticar a realidade da Educação Física Adaptada nas Escolas Estaduais do Município de Crateús-Ce. O processo metodológico se caracteriza como estudo empírico, com abordagem de caráter quantitativo, a coleta de dados se deu pela elaboração e aplicação de um questionário semiestruturado aplicado com os professores de Educação Física da rede estadual do município de Crateús, Ceará, Brasil. Os dados coletados indicam que dos professores pesquisados 36,40% afirmaram possuir curso de capacitação na área da educação especial,inclusiva ou adaptada e 63,60% afirmaram não possuir uma essa formação específica, 64% das escolas não possuem alunos com deficiência e apenas 36%, afirmaram ter alunos com alguma deficiência. Os resultados apontam que existem alguns casos de deficiência na rede estadual do município de Crateús, e as deficiências que mais aparecem na pesquisa são as de nível sensorial, motor e intelectual, as mesmas foram diagnosticadas através de laudos médicos e obtenções de informações da família. Nesse sentido apreende-se que o estudo mostra-se relevante no sentido de fomentar reflexões sobre a inserção e permanênicia de alunos com deficiência no ensino médio regular, além disso aponta uma fragilidade na formação de professores para aturarem nas escolas junto as pessoas com deficiência. Esperamos favorecer o despertar por políticas públicas de formação e acessibilidade no âmbito escolar.

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