Resumo

Por meio da tomada de consciência, do pensar sobre a ação realizada, e da  psicomotricidade, o sujeito tem a oportunidade de se desenvolver em vários  aspectos necessários para sua constituição, seja, social, física, cognitiva e  cultural. Com isso, buscamos investigar a seguinte questão: É possível a partir  da tomada de consciência e psicomotricidade no jogo Badminton, que os  alunos se tornem mais habilidosos aos movimentos realizados, tendo um  melhor desempenho no jogo? Esta pesquisa objetivou investigar a influência de  uma intervenção pedagógica em busca da tomada de consciência sobre a 
aprendizagem do Jogo Badminton entre sujeitos de 11 a 13 anos. Neste  sentido, os sujeitos tem a possibilidade de construir, reconstruir e compreender  a ação em suas diversas possibilidades de execução por meio das  intervenções realizadas. Com uma abordagem quanti/qualitativa a pesquisa,  por meio do estudo de caso, interpretou e analisou os dados, tratando de  compreender o processo de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos na  pesquisa. Para tanto, foram realizados testes, prova e intervenções  pedagógicas, com 20 alunos que frequentavam as aulas de Badminton no  SESI (Serviço Social da Indústria), na cidade de Arapongas – PR, com duração  de seis meses

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