Resumo
Por meio da tomada de consciência, do pensar sobre a ação realizada, e da psicomotricidade, o sujeito tem a oportunidade de se desenvolver em vários aspectos necessários para sua constituição, seja, social, física, cognitiva e cultural. Com isso, buscamos investigar a seguinte questão: É possível a partir da tomada de consciência e psicomotricidade no jogo Badminton, que os alunos se tornem mais habilidosos aos movimentos realizados, tendo um melhor desempenho no jogo? Esta pesquisa objetivou investigar a influência de uma intervenção pedagógica em busca da tomada de consciência sobre a
aprendizagem do Jogo Badminton entre sujeitos de 11 a 13 anos. Neste sentido, os sujeitos tem a possibilidade de construir, reconstruir e compreender a ação em suas diversas possibilidades de execução por meio das intervenções realizadas. Com uma abordagem quanti/qualitativa a pesquisa, por meio do estudo de caso, interpretou e analisou os dados, tratando de compreender o processo de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, foram realizados testes, prova e intervenções pedagógicas, com 20 alunos que frequentavam as aulas de Badminton no SESI (Serviço Social da Indústria), na cidade de Arapongas – PR, com duração de seis meses