Resumo

A ética representa um campo de conhecimentos voltado a compreender as forças que impelem ou motivam as condutas humanas no contexto social, pautado em ações reflexivas. Com base nesse prisma, ao se focalizar a atenção na ética profissional, percebe-se que este aspecto está voltado à análise da forma de condução das ações em determinado campo profissional, evidenciando os motivos, assim como, os ideais e possíveis causas das condutas adotadas. Esta perspectiva define o princípio da deontologia profissional (Rasche, 2005), a qual evidencia os deveres específicos das condutas na esfera profissional. A adoção de condutas éticas que permitam o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do desenvolvimento social requer a atuação de um profissional que seja devidamente conduzido e incentivado a sobrepor ações meramente individualizadas (Elcombe, & Hochstetler, 2022). Para além da perspectiva pessoal, baseada nos traços de personalidade e na expectativa de normatividade adquirida ao longo da vida (Breakey, 2022) e durante o processo de formação dentro das instituições de ensino (Moura, 2020), outro campo fértil para o desenvolvimento da ética da coletividade no campo profissional recai nas Associações, as quais são entidades representativas de determinada profissão ou classe. As Associações devem promover a devida interlocução entre seus membros e a sociedade, pautadas na deontologia profissional, procurando estimular ações reguladoras coletivas, ou que elevem o potencial de autonomia profissional, porém, sempre salientando o caráter coletivo e co-participativo (Bassi, & Fabbr, 2022). Entretanto, não se têm claro como estas reflexões a respeito da ética e da deontologia profissional perpassam adequadamente as designações das Associações representativas dos campos do esporte e do lazer, focos desta investigação.

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