Editora FSG. Brasil None. None páginas.

Sobre

A FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha sedia o lançamento do livro Eu no lugar do outro: Interjogo entre a deficiência e a não deficiência, de Mirian Zanandrea e Maria Helena da Silva Ramalho, nesta sexta-feira, 25 de agosto. Com apresentação da obra e bate-papo sobre o tema abordado, o evento ocorre a partir das 19h30 na Sala de Conferência 304 do Prédio G (Rua Os Dezoito do Forte, 2369).

Mirian e Maria Helena são ex-professoras do curso de Educação Física da FSG, onde a pesquisa que originou a publicação foi realizada. A iniciativa teve início em 2010, na disciplina Atividade Motora Adaptada na Educação Física, ministrada por Mirian, e continuou a partir de seu doutorado. Ampliado do curso de Educação Física para as graduações em Fisioterapia, Administração, Design e Psicologia, o estudo promoveu vivências sobre a inclusão e analisou os impactos de um programa de atividade motora inclusiva em pessoas não deficientes.             

Ao conviver com pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual, vivenciando limitações, potenciais e realizações, os universitários participantes aprenderam uma nova maneira de perceber a deficiência. “Houve um impacto muito positivo e transformador”, explica Maria Helena, considerando pesquisas realizadas que permitiram concluir que não deficientes não interagem com a deficiência ou a desconhecem. “Se realmente se colocarem no lugar do outro, o título do estudo, vão enxergar um mundo que nunca tinham observado”, conclui.

Acessar