Eu pratico esporte educacional e caravana esportiva: análise da proposta de ampliação da agenda esportiva dos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Sorocaba
Por Luis Gustavo Maganhato (Autor), Rodrigo Paiva (Autor), Rafael Ângelo Bunhi Pinto (Autor), Priscila Cristina Gaspar Diogo (Autor), Andreia Schott Meira (Autor).
Resumo
Esporte escolar é, frequentemente, adotado como sinônimo de esporte educacional, ainda que o primeiro seja, muitas vezes, implementado sob a perspectiva das federações de prática esportiva, para formar equipes e disputar competições. Os investimentos são feitos em geral para patrocinar competições estudantis e financiar jovens com potencial olímpico (González; Fensterseifer, 2005 p. 328). Segundo Tubino (2010) o conceito de esporteeducação se baliza nos princípios da inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade, em que a prática esportiva tem como fim a formação para a cidadania. O esforço para promoção das iniciativas de esporte educacional, realizadas dentro ou fora das escolas, voltadas aos processos educativos fomentando a integração social e cultural das diversas comunidades, ainda parece uma realidade pouco frequente no país. De acordo com a legislação brasileira vigente, o esporte no âmbito escolar poderá ser ofertado sobre duas vertentes, o esporte educacional e o esporte escolar. A lei nº 9.615/98 definiu como desporto educacional aquele direcionado à formação cidadã, orientado por princípios relativos à preparação para a vida coletiva e participativa. Já o decreto nº 7.984/13, estabeleceu o esporte escolar, claramente orientado à contribuição da escola para o preparo de praticantes habilidosos, futuros atletas enfatizando as competições escolares e regionais. O que se pode verificar é que, apesar de ser possível operacionalizar o esporte educacional no contexto escolar, esporte escolar e esporte educacional não podem/devem ser tomados como sinônimos. (Rezende, 2016). Um aspecto fundamental que deve ser destacado é a tipologia de eventos esportivos característicos de cada dimensão.