Resumo

Esporte escolar é, frequentemente, adotado como sinônimo de esporte educacional, ainda que o primeiro seja, muitas vezes, implementado sob a perspectiva das federações de prática esportiva, para formar equipes e disputar competições. Os investimentos são feitos em geral para patrocinar competições estudantis e financiar jovens com potencial olímpico (González; Fensterseifer, 2005 p. 328). Segundo Tubino (2010) o conceito de esporteeducação se baliza nos princípios da inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade, em que a prática esportiva tem como fim a formação para a cidadania. O esforço para promoção das iniciativas de esporte educacional, realizadas dentro ou fora das escolas, voltadas aos processos educativos fomentando a integração social e cultural das diversas comunidades, ainda parece uma realidade pouco frequente no país. De acordo com a legislação brasileira vigente, o esporte no âmbito escolar poderá ser ofertado sobre duas vertentes, o esporte educacional e o esporte escolar. A lei nº 9.615/98 definiu como desporto educacional aquele direcionado à formação cidadã, orientado por princípios relativos à preparação para a vida coletiva e participativa. Já o decreto nº 7.984/13, estabeleceu o esporte escolar, claramente orientado à contribuição da escola para o preparo de praticantes habilidosos, futuros atletas enfatizando as competições escolares e regionais. O que se pode verificar é que, apesar de ser possível operacionalizar o esporte educacional no contexto escolar, esporte escolar e esporte educacional não podem/devem ser tomados como sinônimos. (Rezende, 2016). Um aspecto fundamental que deve ser destacado é a tipologia de eventos esportivos característicos de cada dimensão.