Resumo

O estudo em questão tem como objetivo apresentar um relato de experiência pedagógica tematizando as lutas em um projeto curricular de uma escola pública municipal situada em uma região periférica de São Luís do Maranhão. O projeto teve como tema “As cores, sabores e gestos do Maranhão” e optou-se por apresentar o Tarracá, que consiste em um jogo/brincadeira popularizado pelo histórico lutador de vale-tudo maranhense denominado Rei Zulu, sob o formato de luta corpo-a-corpo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual foram propostas duas intervenções pedagógicas em uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Observou-se na primeira intervenção um movimento de associação por parte das crianças acerca das lutas a aspectos do cotidiano, abrangendo questões relacionadas as mídias, a violência e a experiências prévias com práticas correlatas. Além disso, na segunda intervenção percebeu-se uma forte identificação dos sujeitos com elementos culturais presentes no Tarracá e com os gestos empreendidos por Rei Zulu nos ringues. Por fim, inferiu-se que há a necessidade de ampliação de possibilidades de pesquisa e de propostas pedagógicas tematizando o Tarracá enquanto manifestação cultural maranhense e brasileira.

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