Evasão escolar: um problema refletido também na educação física

Por Carlos Santiago Cruz Menezes da Silva (Autor), Danielle Piovesan Pissinin (Autor), Luciane Sanchotene Etchepare Daronco (Autor), Samuel Ewerling da Rosa (Autor).

Parte de Educação física escolar para todos : além da cultura da bola . páginas 130

Resumo

São inúmeras as considerações e opiniões quando se fala de Educação Física Escolar Inclusiva. Existem muitos estudos que trabalham com este tema, em que sempre aparece, como objeto de discussão, o papel da Educação Física e da escola nessa questão, além do debate sobre como a disciplina pode contribuir para incluir os alunos ou como a disciplina se torna excludente. Outro ponto que aparece como alvo de opiniões, estudos e interpretações é o que, exatamente, considera-se inclusão escolar neste caso e como as equipes diretivas das escolas e os professores de Educação Física se relacionam com o tema. Para Rodrigues (2003), a Educação Física Escolar precisa ser atuante no processo de educação inclusiva, não estabelecendo posição de indiferença ou neutralidade. O conceito de inclusão precisa ser estabelecido nas aulas, como definem Daolio e Ferreira (2014). Os autores consideram que a inclusão deve oportunizar aos alunos a aprendizagem dos conteúdos e das especificidades que pertencem à disciplina, além do conhecimento relacionado às questões que exploram o aspecto motor e o movimento do corpo de uma forma geral.