Evasão escolar: um problema refletido também na educação física
Parte de Educação física escolar para todos : além da cultura da bola . páginas 130 - 142
Resumo
São inúmeras as considerações e opiniões quando se fala de Educação Física Escolar Inclusiva. Existem muitos estudos que trabalham com este tema, em que sempre aparece, como objeto de discussão, o papel da Educação Física e da escola nessa questão, além do debate sobre como a disciplina pode contribuir para incluir os alunos ou como a disciplina se torna excludente. Outro ponto que aparece como alvo de opiniões, estudos e interpretações é o que, exatamente, considera-se inclusão escolar neste caso e como as equipes diretivas das escolas e os professores de Educação Física se relacionam com o tema. Para Rodrigues (2003), a Educação Física Escolar precisa ser atuante no processo de educação inclusiva, não estabelecendo posição de indiferença ou neutralidade. O conceito de inclusão precisa ser estabelecido nas aulas, como definem Daolio e Ferreira (2014). Os autores consideram que a inclusão deve oportunizar aos alunos a aprendizagem dos conteúdos e das especificidades que pertencem à disciplina, além do conhecimento relacionado às questões que exploram o aspecto motor e o movimento do corpo de uma forma geral.