Resumo

Objetivo: Analisar o Festival de Jogos de Toledo-PR como evento culminante de um processo de educação por meio do esporte no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Método: Trata-se de um estudo descritivo, que teve como participantes 30 professores regentes e 22 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, envolvidos no processo de preparação e realização do evento em 2019. Os participantes responderam a um questionário composto de questões abertas e fechadas, que abordou aspectos relativos às experiencias discentes e docentes, conhecimento prévio sobre o modelo proposto, relação entre conteúdos estudados e atividades do festival e avaliação final do evento. Resultados: Os participantes possuem experiência entre um e 24 anos no magistério municipal; experiências diversas em relação a competições esportivas, boa compreensão da proposta e dificuldade de planejar em conjunto; as atividades ministradas nas aulas de Educação Física aproximam-se das modalidades do Festival; ambos os grupos avaliaram positivamente o evento. Considerações finais: O Festival de Jogos de Toledo-PR e todo o processo que culmina em sua realização, perpassando o componente curricular Educação Física, demonstra efetividade no papel de contribuir para a educação por meio do esporte no ambiente escolar.

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